Os belo-horizontinos têm usado cada vez mais a internet como aliada na hora de adquirir algum produto. O preço dos produtos foi apontado como a principal razão para consumir no comércio eletrônico e, entre os principais produtos adquiridos estão eletrônicos, móveis e artigos de decoração.
Os dados foram revelados em uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), na qual 82,2% dos consumidores da capital alegam fazer compras pela internet, entre eles, a maioria (42,7%) afirmou que compra sempre ou quase sempre no comércio virtual.
Foram entrevistados 248 consumidores de Belo Horizonte, nos principais corredores comerciais, no período de 15 a 29 de março.
Trinta por cento dos entrevistados disseram que às vezes fazem compras on-line e 8,9% raramente utilizam a internet na hora de consumir. “O e-commerce já é uma realidade. Os consumidores estão cada vez mais conectados e bem informados, por isso fazer compras on-line já se tornou um hábito para a maioria dos moradores da capital”, comenta o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Para 27,8% dos entrevistados os produtos vendidos pela internet têm valor melhor. Em seguida, aparece o fato de não precisar se descolocar/locomover para comprar (20,4%) e a agilidade de operação (19,9%). “O e-commerce oferece ao consumidor a liberdade de comprar quando e onde quiser, além de permitir a comparação de preços em tempo real, o que facilita a tomada de decisão”, explica Silva.
Os outros motivos destacados pelos consumidores para a escolha das compras pela internet foram a facilidade que a internet proporciona na comparação de preços (16,7%); comodidade (13,4%) e forma de pagamento (13,4%).
A maioria dos consumidores (37,7%) realiza pelo menos uma compra na internet a cada dois meses. Já 16,7% afirmaram que todos os dias realizam compras on-line Perguntados sobre a frequência que usam a internet para adquirir produtos, a maior parte dos entrevistados (37,7%) respondeu que fazem pelo menos uma compra a cada dois meses no comércio virtual e 35,3% a cada seis meses. Já 16,7% disseram que consomem todos os dias pela internet, enquanto que 6,9% dos consumidores fazem apenas uma compra por ano e 3,4% uma a cada dois anos.
Compras no fim de semana à noite
O período da noite é o horário preferido pelos moradores da capital (60,2%) para comprar on-line. “Nesse horário as pessoas costumam estar em casa e com disponibilidade para acessar a internet ”, comenta o presidente da CDL/BH. Em seguida, vem o horário da tarde com 20,8% da preferência, da manhã com 13,1% e madrugada com 5,9%.
Sábado e domingo são os dias preferidos pelos consumidores (41,7%) para comprarem no ecommerce. Na sequência aparecem: sexta-feira (13,1%); quinta-feira (12,2%); segunda-feira (11,9%); terça-feira (10,5%) e quarta-feira (10,5%).
O que eles compram?
De acordo com a pesquisa, os itens mais comprados pelos consumidores que utilizam o ecommerce são os eletrônicos, móveis e artigos de decoração (14,4%). Em seguida estão os calçados e acessórios com 11,7% e vestuário com 10,4%.
Também aparecem na lista itens como: utensílios domésticos (7,3%); pacotes/passagem para viagem (7,3%); livraria/papelaria (6,8%); acessórios automotivos (6,7%); beleza/cosméticos/perfumes (6,7%) e games/jogos (5,6%). (Confira todos os produtos na apresentação).
Compras de R$ 400, em média, e parcelamento via cartão de crédito
O valor médio das compras pelos belo-horizontinos pela internet chega a quase R$ 400, em média. Mas os valores podem variar de acordo com os produtos que são adquiridos. O tíquete médio para quem comprou itens de papelaria/livraria nos últimos seis meses foi de R$ 528,26, já para produtos de beleza/cosméticos/perfumes ficou em R$ 498,33 e para os acessórios automotivos foi de R$ 485, enquanto que para as roupas o valor desembolsado chegou a R$ 455,56.
Para os demais segmentos, o tíquete médio ficou em: eletroeletrônicos/eletrônicos/móveis/artigos de decoração (R$ 476,55); calçados e acessórios (R$ 436,08); utensílios domésticos (R$ 337,76) e pacotes/passagem para viagem (R$ 254,29).
A compra, geralmente, é parcelada no cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada no comércio virtual Na hora de pagar as compras realizadas no e-commerce, o parcelamento no cartão de crédito foi o meio mais utilizado (48,8%), seguido pelo boleto bancário (35,3%).
“Grande parte dos sites oferecem descontos no pagamento com boleto bancário. Além disso, essa forma de pagamento pode ser uma boa alternativa para quem não quer se comprometer com dívidas mais à frente. Por isso, além do crédito, o boleto também é muito utilizado para compras on-line”, explica Silva. Os outros meios de pagamentos utilizados foram: à vista no cartão de crédito (15,5%) e as moedas virtuais (0,4%).
O levantamento mostrou também que a maioria dos entrevistados (29%) costuma fazer pesquisas na internet em lojas on-line que comercializam o item desejado antes de adquirir o produto. A busca no Google aparece como a segunda opção para obter informações (25,3%), seguida da pesquisa nas lojas físicas (15,9%). “A internet é uma importante ferramenta que o consumidor tem em mãos para ter informações de forma rápida e prática sobre produtos e serviços, comparar preços e pesquisar marcas. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem informados, transitando o tempo todo por diferentes plataformas durante o processo de compra”, justifica o presidente da CDL/BH.
“A internet é uma importante ferramenta que o consumidor tem em mãos para ter informações de forma rápida e prática sobre produtos e serviços, comparar preços e pesquisar marcas. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem informados, transitando o tempo todo por diferentes plataformas durante o processo de compra”, justifica o presidente da CDL/BH.