26 jun

As desvantagens de ter um site grátis

Algumas empresas nos procuram para cotar o serviço de desenvolvimento de site e quando recebem o valor do investimento, que nem sempre é algo inalcançável, nos questionam por que o serviço custaria aquele valor tendo em vista que ele teria a opção de fazer o site grátis ou com um custo reduzido através de algumas ferramentas disponíveis por provedores de hospedagem. Sim, seria muito comodo ter o site de sua empresa sem qualquer custo de desenvolvimento mas existem alguns fatores que você deve levar em consideração antes de optar por esta opção, pois nem sempre o barato lhe oferecerá o melhor custo-benefício.

I) Você não é o dono do seu site

Nem precisaria continuar depois desta afirmação. Imagine que você é o dono da sua marca e os produtos/serviços dispostos no site são seus. Por que com o seu site isso seria diferente? Quando você hospeda o seu site em uma plataforma gratuita, você reduz a qualidade da divulgação significativamente.

II) Sem domínio próprio

Outra grande desvantagem é ter que associar sua marca ao serviço de uma outra empresa. Quando você cria seu site em um serviço de hospedagem grátis, o nome desta plataforma ganha mais destaque do que a sua própria marca, por exemplo: www.empresadositegratis.com/suamarca, ou www.suamarca.empresadositegratis.com. Além de não dar o destaque merecido a sua marca isso também tornará o seu endereço mais difícil de ser memorizado.

III) Templates prontos

O template pode ser uma ferramenta muito útil e prática. Mas hoje o mercado é feroz e você tem que ser criativo: sua marca deve ser personalizada, ter uma identidade única. Plataformas de sites gratuito oferecem padrões engessados, e assim não dá pra ir muito longe.

IV) Recursos limitados e (muitas vezes) ultrapassados

Quando você dispensa um serviço de layout e hospedagem pagos, você diminui (e muito) as possibilidade funcionais e criativas para seu novo site. Por ter aderido um serviço gratuito, a probabilidade de seu site ser feito com uma tecnologia ultrapassada que já não é mais tão eficiente, como o Flash.

V) Sem contas de e-mail

Quando você tem um servidor pago para a hospedagem do seu site, você também pode contratar um pacote de contas de e-mail. Os e-mails serão seunome@SUAMARCA.com, o que coopera para uma imagem muito mais profissional.

VI) Espaço limitado para conteúdo

Ter limites para armazenagem de conteúdo é um problema enorme. Ter limites de páginas e de mídia dentro do seu site pode fazer com que seu serviço ou produto seja apresentado de forma superficial, e o que é pior: incompleta.

VII) Não funcionam em dispositivos móveis

O número de smartphones e tablets só cresce e cada vez mais pessoas estão utilizando seus celulares para buscar informações. Plataformas gratuitas não oferecem versões mobile para seu site, o que dificulta o carregamento e visualização do seu site nesses dispositivos.

VIII) Lenta indexação nas buscas

Quando as pessoas procuram por um produto ou serviço, vão direto ao Google, que por sua vez lista os sites com conteúdo relevante e atualizado. Plataformas grátis dificultam a visibilidade da sua marca nas buscas, então a chance de um cliente em potencial clicar em um site concorrente que foi bem é muito maior.

IX) Publicidade

Nada irrita mais um usuário que publicidade indesejada no meio do site. Por se tratar de uma plataforma gratuita, ela própria utiliza o espaço do seu site (que na verdade é dela) para manter o serviço ativo.

X) Instabilidade do servidor

Tudo que é grátis chama mais atenção. Mas… justamente por ser grátis acaba gerando uma demanda maior, o que pode resultar em queda de qualidade do serviço e até mesmo erros e lentidão.

XI) Falta de suporte técnico

Você pode até ter escolhido um serviço gratuito… Mas não espere receber um suporte personalizado, eficaz e… gratuito. É muito mais provável que você ganhe dores de cabeça de brinde.

XII) Falta de credibilidade

Depois de tantas limitações, falta de destaque e baixa funcionalidade, o máximo que você pode esperar dos visitantes do seu site é que eles desconfiem de uma marca “poluída” e procurem por uma segunda opção.

XIII) Possibilidade de sair do ar a qualquer momento

Com todos esses problemas que explicamos e com o agravante de ser gratuito, a plataforma pode sair do ar a qualquer momento e te deixar na mão. E não é isso que você quer, não é mesmo?

Invista na sua marca de maneira eficiente e com garantia de resultados! Aqui na Dual Studio somos especializados em posicionar sua marca na internet. Navegue pelo nosso site e conheça nossos serviços. Se ainda ficar em dúvida entre em contato conosco.